capa 5 370x297 - Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte

Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte

Entenda como funciona o SISU 2020 pois milhares de estudantes vão participar pela primeira vez e tem muitas duvidas sobre regras do programa, quais universidades parceiras, ou mesmo sobre as notas para que consigam se ser aprovados, vamos esclarecer muitas duvidas e uma delas é como funciona o SISU 2020 para que possa participar tranquilo.

capa 5 600x329 - Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte
Como Funciona o SISU 2020

O que é SISU?

Primeiro é preciso uma breve explicação para que entenda como surgiu o programa, que é de autoria do governo federal e tem como órgão gestor o (MEC) Ministério.

O objetivo é facilitar a entrada de estudantes em universidades publicas parceiras, no qual a diversas espalhadas em todo brasil em torno de 63 instituições.

Para participar é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pois o principal fator de classificação é a nota obtida na prova e mais a redação que conta pontos.

Na inscrição cada participante pode escolher entre 2 opções de cursos, pode ser em diferentes instituições, mais saiba que somente poderá ser aprovado em uma delas.

depositphotos 87200076 stock photo gr 600x377 - Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte

Poderá também acompanhar o sistema de notas em quanto ela estiver sendo atualizada no sistema, medindo suas chances de aprovação mesmo na lista de espera.

Como funciona o SISU 2020?

Saiba como funciona o SISU 2020 onde o primeiro passo é ter feito o Enem do ano anterior e de preferencia ter obtido uma boa nota, logo após poderá se inscrever no programa do SISU 2020 utilizando os mesmos dados, o processo seletivo acontece no mês de janeiro.

O candidato deve entender que exite 2 modalidades e quem pode participar de cada, veja abaixo.
notepad - Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte

  • Vagas de ampla concorrência: para concorrer nessa modalidade, você só precisa ter feito o Enem, só isso!
  • Vagas para Cotas: As vagas reservadas para Lei de Cotas são obrigatórias! Todas as universidades participantes do Sisu devem ter metade das suas vagas voltadas para cotas – raciais ou estudante de escola pública (essa definição é que depende de cada instituição).

É justamente na hora das inscrições SISU que o participante tem que selecionar qual opção pretende participar se for por cotas, terá que possuir os requisitos necessários, conforme descrito no edital.

Durante o processo seletivo o candidato poderá acompanhar atualização de notas no sistema, sendo possível mudar as opções de curso em quanto estiverem aberta.

Quanto fechado será para calculo de notas que serão divulgados com o resultado oficial, onde os aprovados farão a matricula em quanto quem não conseguiu nota suficiente, poderá continuar concorrendo a vagas remanescentes.

Como funciona Vagas de ampla concorrência e cotas

É preciso entender quais são as regras para participar de cada modalidade, sabendo que 50% do total de vagas é destinada a candidatos vindo de escolas publicas.
info 14792 - Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte
Ampla Concorrência:

  • Alunos que cursaram o ensino médio em escola particular;
  • E qualquer pessoa que deseje concorrer nessa modalidade.

Sistema de Cotas

  • Alunos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou particular através de bolsa integral;
  • Candidatos que possuam renda per capita de até um salário e meio por pessoa;
  • Alunos que são negros, indígenas ou pardos.

Inscrições SISU 2020

Agora que sabe como funciona o SISU 2020 é necessário fazer sua inscrição pra participar, onde para o primeiro semestre esta para iniciar no mês de janeiro e no segundo semestre entre os meses de junho e julho.

Para fazer o procedimento que deverá ser realizado unicamente de forma online pelo site oficial., levando apenas alguns minutos para preencher as informações.

  • Acesse o site clicando aqui;
  • Screenshot 14 768x410 1 600x320 - Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte

  • Selecione a opção “Fazer inscrição”;
  • Informe o número de inscrição do Enem e a senha utilizada no portal. Clique em “Entrar”;
  • Screenshot 1 768x375 600x293 - Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte

  • Informe os dados solicitados, como por exemplo os dois cursos e universidades desejadas, modalidade de concorrência e entre outros;
  • Para finalizar, clique em “Confirmar inscrição”.

Como funciona a Nota de Corte

Entenda sobre a nota de corte do SISU que é a pontuação dos candidatos que concorrem a mesmas opções de vagas, dependendo do numero de vagas o participante tem que ficar dentro da oferta de vagas caso contrario não sera aprovado.

estudantes 600x357 - Como Funciona o SISU 2020: Inscrição e Nota de Corte

Ela varia de acordo que o sistema vai atualizando as notas dos participantes que obtiverem pontuação alta, ficando entre os classificados em quanto quem atingiu uma pontuação menor vai descendo na lista de classificação.

Resultado

Para conferir o resultado que será disponibilizado a todos, dentro da data oficial descrita no edital, é bem simples basta entrar no site com os mesmos dados e conferir a pontuação.

Onde o nome do candidato poderá estar entre os descritos como aprovados ou que não atingiram a pontuação necessária.

Rate this post
Publicado em Categorias Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *