sisu 2020 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

O programa do SISU 2020 se tornou uma das principais formas de entrar em universidades publicas, que é um sonho para muitos alunos conseguir uma formação superior, vamos abordar o assunto relacionado ao SISU 2020 para que você possa ficar por dentro de todos os detalhes, acompanhe a seguir.

sisu 2020 597x400 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados
SISU 2020

SISU 2020

O SISU significa Sistema de Seleção Unificada é um programa de ensino administrado pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa funciona em parceria com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em que o candidato tem que realizar a prova para só então depois concorrer aos cursos em universidades publicas escolhidas na hora da inscrição.

candidatos sisu 600x394 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

Para entender como como funciona o SISU 2020 de forma online em que o aluno tem que ter participado do Enem do ano anterior, tendo que ter uma boa nota de corte para aumentar as chances de ser classificado em uma vaga de uma das universidades publicas parceiras.

SISU 2020

As inscrições do SISU 2020 somente ficarão abertas depois de divulgado as notas, ai verá que para concorrer a uma vaga a noite e dia tem função diferentes importando para classificação do candidato, como explica abaixo.

  • De dia, o SISU fica aberto para que o candidato possa escolher qual curso deseja e em qual instituição, além de mostrar o seu posicionamento no ranking;
  • Já a noite, o SISU fica bloqueado ao acesso dos candidatos, fazendo a atualização do ranqueamento para o próximo dia;
  • No outro dia, o sistema é reaberto, para os estudantes poderem verem sua nova classificação no ranking e se caso desejarem, fazer alterações de curso e instituição.

Durante o dia os processo ficarão abertos e a noite se fecharão apenas para conferir a nota com classificação de todos os candidatos em cada categoria.

Quem pode se inscrever no SISU 2020?

Todos podem se inscrever no SISU mais é obrigatório ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior em que o candidato vai pegar a nota do programa para concorrer a vagas de sua escolha.

A prova o aluno será testado em questões de múltipla escolha abordando disciplinas do ensino médio e também será preciso realizar uma redação que tem peso como nota de classificação.

estudantes sisu 600x400 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

De acordo com as regras do SISU 2020 em alguns cursos específicos o candidato terá que ter nota minima em algumas disciplinas mais técnicas voltadas ao curso.

A cada dia o Sistema de Seleção Unificada se torna mais concorrido por atrair maior numero de candidatos que concorrem a uma vaga, sendo preciso tirar nota ainda maior para estar entre os primeiros de acordo com o numero de vagas.

Inscrições SISU 2020

Primeiro o candidato tem que ter feito o Exame do Ensino Médio (ENEM) e ai com o resultado irá a inscrição SISU 2020 onde concorrerá a uma vaga em universidades parceiras do programa, para se inscrever siga as instruções abaixo.

  • Acesse a página oficial do SISU, http://sisu.mec.gov.br/cronograma;

inscrições sisu 2020 600x332 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

  • Segundo, clique em “inscreva-se” no canto superior direito, no botão laranja;
  • Terceiro, entre com sua inscrição e senha do ENEM do ano anterior;
    Quarto, confirme os seus dados de contato;

PASSO inscrições 600x295 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

  • Quinto, clique em “fazer inscrição”, no item “primeira opção de curso”;
  • Sexto, encontra o curso que você deseja cursar e inscrever-se;
  • Sétimo, inscreva-se da mesma forma para a segunda

  • opção de curso.

sisu cadastro 600x338 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

Agora que ja fez sua inscrição na Sistema de Seleção Unificada (SISU) próximo passo é acompanhar a nota de corte nas 2 opções de cursos escolhidas.

As opções de cursos SISU a primeira é sua escolha principal e a segunda é para o caso de não conseguir ser aprovado para o primeiro, você concorrerá para a vaga na segunda opção.

Você poderá mudar suas opções de curso em quanto elas estiveram abertas

A noite ocorre o fechamento para que seja feita analise de notas e e ranqueamento de classificação e no outro dia se abre novamente o processo, assim até a finalização.

Documentos necessários para o SISU 2020

Os candidatos aprovados nos cursos SISU terão um tempo para comparecer na instituição de ensino escolhida e fazer a matricula, acaso não compareça no tempo previsto perderão a vaga que outra vez será disponibilizada para segunda chamada.

Os documentos abaixo serão exigidos na sua matricula podendo levar foto copia original, veja a lista completa de documentos necessários.

  • RG (número da carteira de identidade);
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Reservista (exclusivo para homens);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar.

Agora os documentos abaixo também terão que ser apresentados só que somente documentos originais.

  • Questionário Socioeconômico e ficha de dados cadastrais que se pode ser encontrada no site do SISU;
  • Certidão de Quitação Eleitoral (que pode ser encontrada no site do TSE);
  • Foto 3×4.

Segunda chamada SISU

Muita gente ainda não entendeu como funciona a segunda chamada do SISU 2020 que é para candidatos que não conseguiram ser aprovados de imediato mais ainda terão chances de serem aprovados.

A segunda chamada SISU 2020 é somente para candidatos que ficaram um pouquinho a baixo da nota de classificação, como suplentes, para concorrer basta selecionar a opção no site que deseja participar.

Nota de corte SISU 2020

Entenda como funciona a nota de corte do SISU 2020, pois dela dependerá sua classificação, ela é a nota obtida no exame do Enem em que você se inscreve para concorrer a vagas.

Para cada curso e instituição a uma nota de corte diferente ela depende da quantidade de alunos e numero de vagas para o curso escolhido.

prova sisu 600x338 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

Servindo para que o candidato possa prever a nota minima exigida para ser classificado no curso escolhido, mais não garante que você será classificado, mais sim as suas reais chances de concorrer para o curso escolhido.

Você poderá mudar a opções dos cursos escolhidos se perceber que sua nota esta muito baixa para ser classificado para um outro curso que a nota de corte seja inferior, mais somente poderá mudar em quanto o sistema estiver em aberto.

Simulador nota de corte SISU

Muitos candidatos fiam tensos em pensar na nota de corte pois dela depende as chances de entrar para universidade em uma boa opção de curso, mais os melhores são sempre os mais concorridos.

Não seria bom se tivesse uma ferramenta capaz de como calcular nota de corte SISU 2020, sim ela existe e pode ser usada antes mesmo de abrir a inscrição para utilizar o simulador do “Me salva”:

simulador sisu 363x400 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

  • Em seguida, coloque as notas que você tirou em cada disciplina separadamente, como mostra a imagem abaixo;
  • Escola a modalidade em que você irá concorrer (ampla concorrência, ou cotas);
  • Por fim, o curso e Estado;
  • Clique em “Simular chances”.

Você preencherá as informações e a ferramenta vai analisar de suas chances de acordo com as métricas do site e dará qual a nota de corte exigida para o curso fornecido na hora de realizar a pesquisa, com ela poderá escolher com calma qual curso se assemelha melhor com sua nota de corte.

Sistema de cotas SISU 2020

Existe ainda uma segunda opção para candidatos que queiram participar pelo sistema de Cotas SISU 2020 que poderá ser menos concorrido mais o candidato terá que ter alguns requisitos básicos para poder participar por esse sistema.

  • Estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública;
  • Estudantes que cursaram o ensino médio em escola particular através de uma bolsa integral;

sistema de cotas sisu 600x400 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

  • Candidatos que possuam renda de até um salário e meio por pessoa;
  • Alunos que são negros, indígenas ou pardos.

Cursos mais concorridos do SISU 2020

São dezenas de cursos SISU em que os candidatos podem optar para concorrer a uma vaga, alguns atraem mais candidatos onde se torna mais disputado sendo preciso mais esforço do candidato para ter uma nota maior para concorrer nos cursos mais procurados do SISU de acordo com o numero de vagas e o numero de candidatos inscritos.

  • Medicina – 163.138 inscrições;
  • Direito – 146.001 inscrições;
  • Administração – 99.257 inscrições;
  • Enfermagem – 71.597 inscrições;
  • Pedagogia – 68.994 inscrições;
  • Psicologia – 63.310 inscrições;
  • Educação Física – 56.001 inscrições;
  • Veterinária – 47.755 inscrições;
  • Engenharia Civil – 46.872 inscrições;
  • Ciências Contábeis – 45.811 inscrições.

Cronograma SISU 2020

É preciso ficar atento para o período de inscrição e todo processo que é exigido na concorrência a uma vaga nas universidades, é preciso ficar por dentro de todas as datas.

As provas acontecem 2 vezes a cada ano, se iniciando no começo do ano e outra a partir do segundo semestre mais as vagas remanescentes, são muitas chances de participar dentro do dentro do processo seletivo de acordo com o cronograma SISU 2020.

Resultado SISU 2020

É importante depois do processo seletivo do SISU saber esperar pela divulgação das notas de classificação, é um momento de nervosismo, pois depende da nota que o candidatos erá classificado para o curso escolhido.

Para saber o resultado SISU 2020 que definirá seu lugar no rankng de classificação podendo ser aprovado ja na primeira chamada ou ainda se terá chances de concorrer para a segunda chamada.

resultado sisu 600x319 - SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultados

Para conferir o resultado visite o site oficial e preencha as informações de login.

  • Acesse o site http://sisu.mec.gov.br/;
  • Coloque seu número da sua Inscrição;
  • Senha;
  • Código de Verificação.

Lista de espera SISU 2020

Depois do encerramento da primeira fase o candidato que deseja concorrer a segunda chamada na lista de espera SISU, basta apenas que o candidato sinalize que tem interesse de concorrer as vagas disponíveis.

Deve-se entrar no site do SISU com seu login e senha;
E mostrar o interesse pela nova oportunidade.

A lista de espera para a segunda chamada da direito de concorrer apenas a um curso, basta apenas selecionar a opção no site.

Contato SISU 2020

Ainda restou alguma duvida, você pode consultar o site oficial da instituição ou fazer contato pelo telefone SISU e também através do sistema de chat.

5 (100%) 1 vote
Publicado em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *